segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Academia Carioca - Acidentes domésticos



O Técnico de Enfermagem, Roberto, reuniu os Alunos da Academia Carioca e conversou sobre Acidentes Domésticos. As informações as vezes muito simples, porém eficazes, podem ajudar a salvar uma vida e evitar problemas na terceira idade. A ideia foi proposta pelo próprio Roberto e teve adesão de todos.

Saiba mais sobre Acidentes Domésticos:

Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do País ocorre com pessoas com mais de 60 anos. E o mais espantoso é que cerca de 75% dessas lesões acontecem dentro de casa, sendo que 34% das quedas provocam algum tipo de fratura. A maior parte desses acidentes (46%) acontece no trajeto entre o banheiro e o quarto, principalmente à noite. Há ainda a agravante de que a recuperação do idoso é mais difícil, e durante a convalescença ele fica sujeito a desenvolver doenças pulmonares e problemas nas articulações. A boa notícia é que a prevenção é simples e implica apenas a mudança de alguns hábitos.

Medidas preventivas na organização da casa, disposição dos móveis e utensílios estão entre os cuidados que podem evitar que os pequenos se envolvam em problemas.

Causas mais freqüentes
*Andar sobre pisos molhados, úmidos ou encerados.
*Andar só de meias ou usar chinelos e sapatos mal ajustados.
*Móveis no meio do caminho (gavetas abertas, por exemplo), principalmente entre o quarto e o banheiro.
*Escadas com degraus de tamanhos diferentes.
*Tapetes nos quartos, banheiros e em outros cômodos da casa.


*Pouca iluminação nos ambientes.
*Tontura ao levantar-se.
*Visão alterada pela idade.
*Perda do equilíbrio, muitas vezes causada por remédios.
*Enfraquecimento dos ossos e dos músculos do idoso.
*Soleiras das portas não niveladas com o chão.
*Colocar-se em pé em cima de um banco ou cadeira.

Terceira idade precisa de casa apropriada

Conheça modificações que facilitam a vida dos idosos em suas residências. Quando a idade chega, certas ações se tornam um pouco mais difíceis, como subir e descer a escada ou preparar as refeições. No entanto o ambiente doméstico pode ficar mais conveniente ao idoso com alterações específicas na construção e na decoração. Elas começam na planta, com uso restrito de desníveis e escadas, passam pelo acabamento e terminam na escolha dos móveis. Na pintura, por exemplo, a opção por cores fortes ou sinalizações no chão pode minimizar possíveis deficiências de visão...

Leia mais...

Fonte: http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/artigos/artigo936.htm

0 comentários:

Postar um comentário